15 de maio de 2012

Atividade 4 - Obturador

 É com a brisa da tarde cachoeirana que viemos aqui realizar a postagem da atividade 3, sobre o obturador. De acordo com o tal do Wikipédia (a enciclopédia livre), o obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme (ou do sensor das câmeras digitais) à luz em uma câmera fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica embutido no interior do corpo da câmera após o diafragma. A velocidade do obturador, é um dos fatores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo. (!!) Pronto, é o suficiente pra fazer milhões de coisas... Mas antes, é preciso paciência, paciência, paciência e criatividade. Principalmente se você quiser criar uma pintura com a luz. Nós já escrevemos com a luz, e agora pintamos! É o Light Painting, que veremos em seguida.
 Inicialmente, a querida professora Alene nos pediu pra exercitar as funções de velocidade do obturador, produzimos fotografias com alta e baixa velocidade. Dessa vez, utilizamos a Sony DSC-HX1 da UFRB e fizemos as fotos no CAHL.


 Nesta fotografia 01, utilizamos alta velocidade, a fim de conseguir congelar  a imagem, mais especificamente, as mãos que se moviam.

Tempo de exposição: 1/800 s
Escala de número f: f/3.5
Velocidade ISO: ISO-800

 Algo bem parecido ocorre com a fotografia 02, com alta velocidade, para conseguir capturar as mãos que movimentavam a pulseira.

Tempo de exposição: 1/250 s
Escala de número f: f/2.8
Velocidade ISO: ISO-800
 Falando em baixa velocidade, as coisas ficam mais lentas, a trajetória dos movimentos é capturada. Perceba as fotografias 03 e 04:

Tempo de exposição: 1s
Escala de número f: f/8
Velocidade ISO: ISO-125
Tempo de exposição: 1.6 s
Escala de número f: f/8
Velocidade ISO: ISO-125

  
 O mesmo movimento da fotografia 02 foi realizado nesta próxima, a de número 05, note a diferença:

Tempo de exposição: 1/2 s
Escala de número f: f/8
Velocidade ISO: ISO-200

 Bom, até então, as poucas dificuldades para com a alta e baixa velocidades, foram superadas facilmente. Foi chegado o momento então da paciência (rs). Havendo uma certa necessidade de 'breu' -escuro total, e tempo, ficamos meio que reféns... Tivemos que pegar um tempo da aula de sexta pra poder produzir as fotografias de Light Painting, que consiste basicamente em fazer desenhos com lanterna e/ou similares, usar a baixa velocidade e criatividade... e paciência. Aproveitamos uma sala de aula vazia do CAHL. Desta vez com a Sony Cybershot H-10, conseguimos os seguintes resultados...

 Fotografia 06, ao movimentar as mãos abaixo da lanterna, nos resultou essa imagem:

Tempo de exposição: 8s
Escala de número f: f/4
Velocidade ISO: ISO-125


 Nesta fotografia 07, obtivemos um efeito que nos lembrou muito o fundo de um rio:

Tempo de exposição: 8 s
Escala de número f: f/3.5
Velocidade ISO: ISO-125

 Quanto aos desenhos, propriamente ditos, tivemos um pouco de dificuldade, acerca de qual desenho fazer, nesse ponto estávamos um tanto quanto exaustas...

Tempo de exposição: 10s
Escala de número f: f/3.5
Velocidade ISO: ISO-125

Tempo de exposição: 10 s
Escala de número f: f/3.5
Velocidade ISO: ISO-125

 Não ficamos muito satisfeitas quanto aos resultados dos desenhos com a luz, mas teremos em breve novas tentativas... Deixo aqui um abraço, e boas energias. Um salve aos ventos da Cachoeira!


4 comentários:

  1. Eu gostei. Mas o importante mesmo é ver que estão aprendendo e tentando.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. os efeitos ficaram muito interessantes, bons experimentos, resultado legal.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal. As experiências ficaram muito interessantes.
    Como a abertura do diafragma e a velocidade do obturados nos permite brincar com a fotografia. Realmente um leque de possibilidades para produções artísticas.
    Sucessos meninas!

    ResponderExcluir